Feng Shui

O Feng Shui  é uma técnica de harmonização de ambientes que utiliza a bússola como ferramenta principal para localizar e identificar pontos magnéticos favoráveis e desfavoráveis em determinado espaço. É um método milenar desenvolvido pelos chineses, que dentro da sua cultura e tradição nos ensinam que é necessário que o ambiente em que vivemos ou trabalhamos emitam bons fluidos, manifestando conforto e tranqüilidade. Eles acreditam que o Chi é o sopro divino, e que este deve fluir livremente no ambiente nos conectando ao Grande Espírito através das correntes do Feng (Vento) e Shui (água), que intercepta, acumula e distribui essa energia vital.
Qualquer ambiente pode ser harmonizado de acordo com o Feng Shui e o principal benefício é o alinhamento interno com o externo, denotando o equilíbrio energético entre aquilo que vemos com aquilo que não está visível, tornando a vida mais leve, saudável e feliz. A decoração influencia na harmonia do ambiente e expressa a maneira como vemos o mundo através de nossa cultura, tradições e educação. Todos os espaços são criados para exercer uma determinada função e quando isso não está em consonância com o propósito inicial podem causar Interferência nas relações pessoais, de trabalho e sociais.
Cada pessoa tem o seu kuá pessoal com suas posições magnéticas que serão identificadas através de cálculos baseados na data de nascimento. A casa onde moramos também é um ser vivo e possui suas posições magnéticas favoráveis e desfavoráveis de acordo com a direção da porta de entrada da mesma.
A partir destes dados é possível dar início a um estudo que levará a um processo de autoconhecimento profundo e revelador, onde a boa qualidade de vida será o objetivo principal.
Existem dicas básicas para manter a energia de uma casa, como cuidar da limpeza e da circulação de ar fresco em todos os ambientes deixando no local apenas objetos e móveis que são realmente necessários e com isso proporcionando a natural circulação do Chi. O ideal é se desfazer de tudo aquilo que você não usa mais, sejam roupas, lembranças ou objetos guardados.
O importante é estarmos atentos ao fato de que a vida é movimento e este sinônimo de evolução, e compreender que energia parada gera estagnação e falta de fluidez em várias áreas da vida.
Uma casa muito escura, com muitos móveis por exemplo, é uma casa com muita energia Yin, ao contrário, uma casa muito clara e com poucos objetos já seria uma casa muito Yang; a idéia é dosar essas duas polaridades para se chegar ao equilíbrio.
Plantas e flores também são bem vindas na casa, pois elas purificam o ar e absorvem de aparelhos eletrônicos as energias ionizantes que estes geram. Os cristais, óleos essenciais usados em borrifadores em conjunto com essências florais dão excelentes resultados também. É bom evitar objetos antigos, quadros ou imagens que trazem más recordações, pois eles continuam a reavivar sentimentos ou padrões cristalizados. Plantas mal cuidadas, animais doentes e objetos quebrados ou em desuso também revelam desarmonia interna dos habitantes dos ambientes.
 
(Valeska de Gracia)


Uma curiosidade sobre o Feng Shui é que vários locais conhecidos mundialmente foram construídos e decorados de acordo com os princípios do método chinês, como as Trump Towers, propriedade do mega empresário Donald Trump, em Nova Iorque, o MGM Grand Hotel, em Las Vegas, a Universal Studios, em Hollywood e a Disneylândia de Hong Kong. Artistas como a Madonna, Oprah Winfrey e Britney Spears também são adeptas do Feng Shui.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Feng Shui 3D




Feng Shui

é
a antiga arte chinesa de criar ambientes harmoniosos. Originou-se há cerca de 5.000 anos, nas planícies agrícolas da China Antiga. Seu desenvolvimento vem sendo desde então, aumentado e evoluído, chegando aos dias de hoje, como uma disciplina capaz de nos oferecer um sistema completo, nos ligando intimamente à natureza e ao Cósmico. Seus diagnósticos e resoluções são capazes de resolver quase todos os problemas envolvendo uma casa e as pessoas que moram nela. São adaptados ao moderno estilo de vida, nos levando a entender e compreender uma sabedoria muito profunda que nos ensina a "viver em harmonia com a natureza". Em outras palavras, o Feng Shui é uma antiga arte chinesa que visa a harmonizar os ambientes em que as pessoas vivem e trabalham, conseguindo-se assim, uma vida mais feliz e cheia de Bênçãos Cósmicas. Suas leis e princípios foram desenvolvidas através dos séculos e transmitidas oralmente de Mestre para discípulo.

Seria correto dizer que o Feng Shui é a antiga ciência chinesa que visa a localização de diferentes tipos de energia em um local. A palavra ciência, aqui, não tem e nem pretende ter a conotação da ciência moderna. Quando dizemos ciência, significa um sistema no qual os princípios e regras foram baseados em observações e dados estatísticos ao longo dos anos. Quem pode dizer que isso é superstição?
A tradução literal do termo Feng Shui é Vento-Água. Mas significa muito mais que isso. Os chineses dizem que essa arte é como o vento que não se pode entender, e como a água, que não se pode agarrar. E também é o vento que traz a água das chuvas para nutrir tudo o que está embaixo.

Atualmente, existem duas escolas principais de Feng Shui, embora com técnicas diferentes, ambas têm fundamentos e leis comuns, sendo suas principais diferenças, no que se relaciona com a forma das construções, originando a escola das formas, e com as direções dos aposentos, casas e portas, a escola das direções, ou da bússola. Existem muitas outras escolas, sendo as mais avançadas as que utilizam o fator "tempo" como principal método de diagnóstico e tratamento.
Suas teorias são baseadas no pensamento máximo chinês, o I Ching, juntamente com as leis do yin yang e cinco elementos - vitais em toda a cultura chinesa. Portanto, para se estudar mais profundamente o Feng Shui, deve-se ter em mente, que um estudo aprimorado e profundo dos 64 hexagramas do I Ching se faz necessário, e também as leis do yin yang, os opostos complementares, e os cinco elementos e seus relacionamentos. Toda esse estudo visa o entendimento do modo chinês de ver e entender o mundo e o universo, com seus relacionamentos e eternos ciclos de mudança. Lembre-se sempre: "Mudança é a Lei da Vida".
Tudo na natureza muda e nunca é estável. Seu eterno processo de mudança, de mutação, mostra ao homem que toda a natureza, o universo inteiro, sempre muda e evolui, nunca ficando estagnado e parado no tempo. Assim, deveríamos agir desta mesma maneira em relação às nossas vidas. Negligenciar que as coisas se transformam, é fechar os olhos para eventos que sentimos durante toda a nossa vida.
É importante salientar uma coisa: o fanatismo, seja ele em qual nível que se aplique, nunca é benéfico, trazendo resultados que às vezes podem ser destrutivos e nos afastar do caminho da sabedoria.

Os grandes Mestres de Feng Shui do passado praticavam, juntamente com essa arte, a Medicina Tradicional Chinesa e também o Chi Kun o Tai Chi e o Nai Kun. Tais práticas sempre estiveram juntas, pois um médico chinês entende que se uma pessoa tem algum problema, isso foi gerado por alguma razão. Assim, ele vai até a casa do paciente olhar o que pode estar errado e o que pode ter gerado a desarmonia, conseguindo, assim, duas formas de diagnóstico e tratamento. Infelizmente, hoje em dia as coisas são diferentes, e poucas pessoas podem ser chamadas de Mestres de Feng Shui.

Hoje em dia, o Feng Shui é praticado em todo o mundo. Seu maior desenvolvimento acontece em Hong Kong, Malásia, Singapura e Taiwan.
Atualmente, além das "capitais" do Feng Shui, a Europa e os Estados Unidos têm tido um grande desenvolvimento desta prática, embora nem sempre preservando a tradição verdadeira. Muitas pessoas e praticantes aderem ao Feng Shui após terem certas idéias formadas, sendo muito difícil andar por um novo caminho, sem trazer a poeira e as influências dos anteriores. Infelizmente, isso tem contribuído para a desvirtuação atual do sistema, ficando a cargo do leitor e estudioso a diferenciação dos conceitos verdadeiros e dos aspectos falsamente chamados "técnicas de Feng Shui."
O Feng Shui não oferece cura para todos os problemas da humanidade. Ele deve ser entendido como um dos vários sistemas existentes da filosofia chinesa, e não uma panacéia para todos os males. Ele não traz sucesso da noite para o dia, nem é uma mágica milagrosa. Mas se você aplicar seus conceitos cuidadosamente, ele fará sua vida mudar de rumo.(Raul de Soroa)